O que é a cor?
A cor desempenha um papel fundamental na distinção dos objectos através da presença de luz. A cor de um objecto depende das características das características do material, da iluminação, da cor do ambiente e do sistema de visão humano. Confere realismo às imagens visualizadas e esse realismo é tanto mais eficaz quanto maior for a fidelidade da reprodução da cor. Para isso deverão ser empregues modelos de cor correctos e precisos.
Modelos de cor:
Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor. Para isso utilizam-se coordenadas, que vão determinar os componentes do modelo de cor, criando-se assim cores diferentes. Os modelos de cor foram criados de modo a uniformizar a forma como são especificadas as cores em formato digital, de modo a reproduzir com rigor a cor pretendida, quer seja pelo scanner, monitor ou impressora.
Modelo RGB (Red, Green e Blue)
O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como monitores de TV e computador, scanners e câmaras digitais.
O modelo RGB usa coordenadas cartesianas;
Pode ser representado por um cubo num espaço tridimensional que inclui todas as cores disponíveis no monitor;
- O cubo RGB:
• Pode variar de monitor para monitor.
• Representa um subconjunto das cores visíveis pelo olho humano.
• Não é perceptualmente uniforme.
O modelo RGB é um modelo aditivo da cor, pois a mistura das três cores primárias (vermelho, verde e azul) dá o branco.
A mistura de duas cores primárias vai formar uma nova cor, uma cor secundária. A cores secundárias são o magenta, o amarelo e o cyan.
marketingcinetv.wordpress.com
Modelo CMYK
Neste modelo a mistura das cores cyian, amarelo e magenta da uma cor escura.
O modelo CMYK é utilizado na impressão em papel, empregando as cores do modelo CMY e a tinta preta (K) para realçar melhor os tons de preto e cinza. A impressão, utilizando este modelo, assenta na sobreposição de camadas de tintas de ciano, magenta, amarelo e preto. Desta forma, as áreas em branco indicam inexistência de tinta ou pigmentos e as áreas escuras indicam uma concentração de tinta.
Este modelo utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objectos absorvem certas cores e reflectem outras.
Este modelo utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objectos absorvem certas cores e reflectem outras.
Num modelo subtractivo, ao contrário do modelo aditivo, a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz.
A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos reflectidos
A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos reflectidos
coresnconceicao.blogspot.com
Modelo HSB (Hue, saturação e brilho):
Com base na maneira como as pessoas percepcionam as cores, o modelo de cor HSB define as cores com três atributos: matiz (H), saturação (S) e brilho (B) - (H hue, S saturation, B brightness).
Matiz é o nome que damos a uma cor na linguagem comum.
Os matizes formam o círculo das cores. Vermelho, azul, verde são matizes.
Saturação ou croma é a vivacidade da cor e o quanto de concentração de cor que o objecto contém.
Quanto mais alta é a saturação, mais intensa é a cor.
Brilho refere-se ao acréscimo ou remoção de branco de uma cor.
As cores podem ser separadas em claras e escuras quando seu brilho é comparado.
O brilho é uma medida de intensidade da luz numa cor.
Modelo LAB:
Este modelo de cores foi criado para proporcionar cores consistentes, independentes das características de qualquer componente de hardware. Em alguns programas, como o Photoshop, por exemplo, esse modelo é utilizado para converter um modelo de cor para outro. Assim, quando ele converte de RGB para CMYK, primeiro ele converte para LAB e, então, de LAB para CMYK.