quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Multimédia

  • O que é?
Consiste no armazenamento e transmissão de informação controlada por computador utilizando diversos meios, como por exemplo através de textos, imagens, vídeos, gráficos, áudio e animações

  • Tipos de media:
          -Quanto à sua natureza espaço- temporal:

          -Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, textos e gráficos;Dentro do tipo de media estático podemos distinguir:
                                 
                  -  O texto O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e, por isso, tem sido a forma dominante de interacção entre o ser humano e o computador.
                  - Imagens- As imagens podem substituir ou ajudar a ilustrar as mensagens, tornando os interfaces com o computador mais agradáveis.São grafismos criados por computador ou através do exterior através do scanner
        -Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de média dinâmico. Dentro do dinâmico podemos distinguir:

                  -Áudio Digital- O áudio digital é o único que estimula o sentido da audição, ao passo que todos os outros tiram partido do sentido da visão.Podem contribuir para um ambiente mais agradável e melhor esclarecimento da mensagem.

                 - Vídeo- O vídeo, seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. O intervalo de tempo que decorre entre a apresentação de duas tramas sucessivas é constante.

               - -Animação São grafismos que mudam de forma ou se movem no ecrã. Torna as mensagens mais  apelativas.

         -Quanto á origem:
                 -Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;
                -Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.

-> Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos:
                 -Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.
                -Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.
  • Produtos  multimédia
                -Baseados em paginas- Em produtos multimédia os utilizadores podem consultar as páginas utilizando as ligações existentes entre elas.Estão desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial. Temos por  exemplo os livros, as revistas, os jornais...
               - Baseados no tempo-Em produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados, e é permitido definir o momentos em dois ou mais deles são visíveis. Estes estão desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional baseado no tempo.Temos por exemplo os filmes e as animações.



  • Linearidade
Na linearidade os conteúdos multimédia passam através de acções pré-programadas, em que o utilizador recebe informação, suporte, instrução ou entretenimento mas não tem qualquer controlo sobre o conteúdo da apresentação.

  •  Não linearidade
É a passagem de conteúdos multimédia em  que o utilizador interage com o desenrolar da acção, ou seja, recebe a informação que deseja visualizar e decide o caminho pela qual deseja visualizar o conteúdo.
  • Tecnologia multimédia:
                  -Representação digital-Permite utilizar o computador como um processador simbólico.Os sistemas informáticos processam a informação sobre a forma de textos, imagens, vídeo e áudio através do software com que operam, mas ao nível do hardware trabalha-se com base no sistema numerário binário, numeração em que se utiliza apenas os algarismos 0 e 1.Cada 0 ou 1 representa um bit, que é a unidade mínima de informação em binário.