quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Photoshop

tintassaocarlos.web284.uni5.ne

Formatos de ficheiro de imagens

  
all4pg.com


Distinção ente imagens do tipo vectorial e imagens do tipo bitmap

    Há dois grandes tipos de formatos de imagem digital: bitmap e vetorial. Os formatos bitmaps representam as imagens como uma grade de pontos, um mapa de bits. A qualidade dessas imagens (e o tamanho dos arquivos de armazenamento) depende da sua resolução (número de pontos em largura e altura) e da profundidade das cores. Uma imagem vectorial é representada por um conjunto de linhas e formas geométricas.
    Os formatos bitmap são destinados à representação de documentos enquanto que os formatos vectoriais são para às modelizações em 3D, uma vez que são representações matemáticas e cada uma das primitivas se presta perfeitamente aos cálculos.
    Os principais formatos de arquivos usados para imagem de documentos e para audiovisual são evoluções do tipo bitmap. As imagens vectoriais têm a vantagem de esses gráficos serem geralmente mais leves (ocupam menos espaço em mídias de armazenamento) e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala, o que não ocorre com gráficos bitmap que utilizam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade. Outra vantagem do desenho vectorial é a possibilidade de isolar objectos e zonas, tratando-as independentemente.

                                                                                publicidade.metropolitana.edu.br


     
    Formatos de imagem Bitmap
       
    BMP ou BitMap: O formato de arquivos BMP foi desenvolvido pela Microsoft, sendo o formato nativo de mapa de bits do Windows (a partir da versão 3.00). Este sistema operacional utiliza o BMP em sua própria estrutura: no fundo de tela (wallpaper), nos ícones, nos cursores (apontadores de rato) e nas imagens mapeadas por bits.
    TIFF ou Tagged Image File Format: Um formato popular, bastante usado por artistas para guardar imagens sem perda ou para enviar trabalhos bitmap para impressão. É um formato de arquivo que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital. O TIFF é capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e é um formato muito popular para transporte de imagens, para saídas de scanners e separação de cores. O TIFF permite que imagens sejam comprimidas.
    GIF ou Graphics Interchange Format: Seria o formato mais restritivo de imagem se não possibilitasse pequenas animações. Suporta apenas imagens indexadas e transparência em lugar de canal alfa, ou seja, um pixel desta imagem pode ser ou totalmente opaco ou totalmente transparente. Esse formato possibilita pequenas animações de forma simples e leve, pois novas frames não precisam representar o que for idêntico à frame anterior e os momentos lentos ou estáticos não exigem novas frames porque cada frame especifica seu tempo de exposição. 
    JPG ou JPEG ou Joint Photographic Experts Group:É o mais utilizado, pois seu algorítimo de compactação gera imagens muitas e muitas vezes mais leves que sua original na maior parte dos casos. Seu ponto negativo é que esta compactação causa perda de informação e isso se representa em danos à imagem, o que torna inadequado o uso desse formato quando não se trata da publicação do produto final. O JPG também não suporta transparência nem canal alfa. A maioria das câmeras digitais do tipo chamado de câmeras compactas (câmeras não profissionais e de tamanho pequeno) grava as fotografias nesse formato de arquivo. 
    PNG ou Portable Network Graphics- Reúne as características que tornaram o GIF tão bem aceito: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade, mesmo com salvamentos constantes do arquivo. Porém, conta com um grande diferencial: suporta milhões de cores, não apenas 256, sendo, com isso, uma óptima opção para fotos.
    RAW: Formato usado para gravar imagem sem perdas e com altíssima definição em câmaras digitais consideradas profissionais. A fotografia é armazenada exactamente da maneira como foi capturada, sem efeitos, compactação, ou qualquer tipo de alteração. O RAW, entretanto, não é um formato padrão, e diferentes fabricantes de câmaras e equipamentos estabelecem diferentes tipos de arquivo RAW, atrapalhando a interoperabilidade. Por não ser comprimido, seu tamanho também é muito grande, e uma foto pode pesar muitos Megabytes. 

              
      multigar.blogspot.com                                                                            
      Imagemedesenholivre.blogspot.com

    Formatos de imagens Vectoriais


    PS ou PostScript: Esse formato é largamente suportado e pode, inclusive, ser enviado directamente à maioria das impressoras recentes para aproveitamento máximo da sua qualidade de impressão. Porém esse é um formato simples que não suporta canal alfa nem filtros e por isso não pode ser usado sempre como formato intermediário para impressão. 
    EPS ou Encapsulated PostScript: É basicamente um PS com algumas restrições que ajudam na incorporação deste formato em outros arquivos PostScript. 
    PDF ou Portable Document Format: Um formato abrangente e também largamente suportado que pode representar quase tudo o que é representável em outros formatos, por isso é um boa escolha no momento de enviar peças para gráficas. O risco em usar o PDF como formato intermediário se dá pela inexistência dos filtros previstos no formato SVG, como o de desfocagem e da grande variação de estágio de maturidade das aplicações que geram e lêem PDF, podendo levar a um resultado final diferente do esperado.
    AI ou Adobe Illustrator Artwork: Um formato vectorial de propriedade da Adobe Systems.
    CDR ou Arquivo Corel Draw: Um formato vectorial de propriedade da Corel Corporation.
    SVG ou Scalable Vector Graphics: Esse é o formato aberto (o que significa livre para uso e implementação). SVG é um dialecto de XML e isso significa que é muito mais simples interpretar e modificar um arquivo SVG que um outro em formato binário. Esse formato suporta elementos primitivos como elipses e rectângulos, caminhos (que criam elementos complexos), texto formatado, texto encaixado em caminhos ou moldes, canal alfa, recortes, máscaras, clonagem, filtros, inclusão de imagens bitmap e muito mais. O grande problema fica na escolha da aplicação para visualizar, manipular e imprimir o SVG, já que é um formato bastante recente e sua implementação ainda não está madura o suficiente na maioria das aplicações.


     
     A imagem da esquerda corresponde a uma imagem do tipo vectorial e a imagem de direita corresponde a uma imagem do tipo bitmap.


    colivre.coop.br