sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Inteligencia Artificial, sistemas autonomos e periciais

A Inteligência Artificial:

        O que é?
 A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar,aprender, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente. Esta área da ciência é gradualmente impulsionada com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados à IA.
         Para que serve?
Actualmente a inteligência artificial pode ser utilizada em jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informáticos, robótica (robôs auxiliares), dispositivos para reconhecimentos de escrita a mão e reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos e muito mais. Pode também ser utilizado na ficção.
          Exemplos em que é aplicada:
Os robots são um exemplo de inteligência artificial, assim como os andróides. É também utilizado na criação de videojogos cada vez mais complexos .
  • A robótica


A Robótica é um ramo da informática que engloba computadores, robôs e computação, que actualmente trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas maquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficam cansados. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.



Sistemas Autónomos:
        O que são?
O sistema autónomo é uma colecção de prefixos de roteamento conectados por Protocolo Internet (IP) sob o controle de um ou mais operadores de rede que apresenta uma política comum e claramente definida de roteamento para a Internet.
         Para que servem?
Os sistemas autónomos têm vindo a tomar um lugar relevante no nosso dia a dia, invadindo as nossas casas e locais públicos, através de diversos dispositivos de detecção, monitorização e mesmo actuação. São exemplos as redes de câmaras em auto-estradas ou centros comerciais, electrodomésticos, telefones móveis, PDAs e muitos outros dispositivos que facilitam a operação por utilizadores sem formação tecnológica. Nesta disciplina introduz-se o estudo, de um ponto de vista sistémico, do funcionamento de alguns componentes de tais sistemas, numa perspectiva mais vasta de integração em redes de sensores e actuadores distribuídos e cooperativos, incluindo robôs móveis, dotando os alunos de ferramentas que lhes permitam projectar os sistemas autónomos do futuro.

Sistemas periciais:
  Sistemas Periciais são aplicações informáticas que têm por objectivo resolver problemas complexos de forma idêntica à utilizada pelos peritos humanos.Nos sistemas periciais é simulado, informaticamente, um sistema que actue do mesmo modo que um perito ou especialista num determinado domínio específico.
Os sistemas periciais envolvem:
• conhecimento do domínio em questão
• capacidade para produzir decisões
• conhecimentos periciais
• controlo