quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Conceitos de interface gráfica, interatividade e realidade virtual

Após algumas aulas teóricas de Aplicações informáticas (API), já conseguimos diferenciar alguns conceitos, como por exemplo:
-A interface gráfica ou GUI que, ao ser visualizada pelos utilizadores constitui um meio para a utilização destes com o computador. Transmite ao utilizador a sensação de manipulação directa dos objectos que fazem parte dela, através da utilização de dispositivos de entrada como o rato, o teclado e o joystick.
-A realidade virtual, que consiste em ambientes simulados através do computador, permitindo aos utilizadores interagir,visualizar e manipular objectos destes.Os utilizadores, ao experimentarem uma situação de realidade virtual podem senti-la como se fosse real, abstraindo-se da realidade. A utilização deste sistema implica a utilização de computadores com elevadas capacidades uma vez que requer a existência de um sistema multimédia interactivo, com formação de gráficos 3D.São utilizados na maior parte das áreas do conhecimento e também na medicina, arquitectura, engenharia, educação e em treinos de actividade desportiva. Dentro da realidade virtual existe:
->realidade imersiva que consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual,ou seja, sente- se dentro do sistema e a interagir com os seus elementos.


->Dispositivos  utilizados num ambiente virtual:Para produzir esta sensação de estar imerso num ambiente virtual são utilizados dispositivos como por exemplo o capacete de visualização, as luvas e os auscultadores.
->Realidade não imersiva, que consiste na não inclusão no ambiente virtual em que se encontra.
Podemos também falar acerca do conceito de interactividade.Consiste então na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de acções efectuadas neste e nos seus objectos.Assim o sistema transforma-se e adapta-se, criando novas situações ao utilizador.Tem como características a capacidade de permitir comunicar,regular a manipulação dos objectos do ambiente virtual a partir de estímulos sensoriais(feedback), de controlo e resposta, dá-nos um tempo de resposta e é adaptável.